O Pensar Exato

Hoje um enorme problema que temos é que perdemos a arte de pensar com exatidão.

Somos bombardeados por informações a todos os momentos e por não ter controle de nossa mente, deixamos com que as ocasiões conduzam a nossa vida.

Para pensar com exatidão, precisamos de dois princípios que devem ser observados de perto por aqueles que assim o desejam.

Primeiro: para pensar com exatidão é preciso separar os fatos das meras informações. Uma grande parte das informações de que recebemos hoje não é baseada em fatos.

Segundo: devemos separar os fatos em duas classes, os Importantes e os Sem importância ou as informações de destaque e as sem destaque. Somente fazendo assim poderemos pensar com exatidão.

Todos os fatos que podemos usar para a finalidade de nosso objetivo principal definido são importantes e de destaque; todos os que não servem para esse fim são sem importância e sem destaque. É negligenciando esta afirmativa que desenvolvemos o abismo que separa as pessoas que tem as mesmas habilidades e que encontram oportunidades semelhantes.

Temos que dirigir nossos pensamentos somente para os fatos importantes que nos ajudem a chegar mais próximo de nosso objetivo.

Para compreender essa informação, vamos pensar sobre o nosso circulo de conhecidos, de fato você conhece alguém que se deixa levar por tudo o que ouve, que é influenciado por tudo o que "ouve", que aceita sem analisar, tudo o que lê nos jornais e julga os outros pelo que os outros dizem sobre aquela pessoa.

Os olhos do homem que pensa com exatidão vêem fatos - e não as ilusões dos preconceitos, do ódio e da inveja.

A pessoa que aprende as vantagens que há em apresentar os fatos como base dos seus argumentos já foi muito longe na arte de pensar com exatidão.

Os grandes homens do passado são ótimos exemplos quanto a isso: Platão, Aristóteles, Epicteto, Sócrates, Salomão, Moisés e o próprio Jesus Cristo.

E como distinguir um fato importante de um fato irrelevante?

A resposta é que depende inteiramente do que constitui o seu objetivo principal definido, pois um fato importante e de relevo é qualquer fato que se pode usar sem interferir com os direitos dos outros, para a realização de seu objetivo.
Todos os outros fatos, ao que lhe diz respeito, são supérfulos ou de menor importância.

Comecemos pois pensar com exatidão, separando fatos de informações sem base. Afastemos nossos corações e mentes de fofocas ou informações sem base alguma.

Faça um teste, abra um jornal e leia tudo e ao término de cada coluna pense: Isto é importante para mim ou Isto não é importante para mim.

Treine sua mente, para que ela separe tudo, pois não precisamos de metade das informações que chegam a nós.

Alguém aqui já pensa com exatidão?

Comentem.

Grande Abraço.

4 comentários:

Mistérios, Magias ou Milagres. disse...

Nossaaa quantos fatos importantes voce destacou em sua postagem, as vezes pessoas mesmo do nosso convivio alegam não saber pensar ou analisar o que pensam, mesmo aqueles que notamos ter uma inteligencia notavel, ainda assim muitas vezes não sabem pensar porque nunca se preocuparam em educar as regiões pensantes. Voce é uma das poucas pessoas que percebo ter uma inteligencia analitica e isso é muito gratificante. Parabéns e sucessos. Abraços fraternais.

Julio Lussari disse...

O pensar exato nada mais é do que um exercício que fazemos igual a exercícios físicos.
Basta separarmos o que é importante e o que não é importante, com isso melhoraremos até nossa memória, que se lembrará mais das coisas importantes, pois tem a tendência de recordar melhor o que é importante.
Ainda estou no processo do pensar exato, mas é um treino diário até que se torne um hábito.
Cultive o hábito de comentar meu blog, isso me deixa imensamente feliz.
Abraço

Cida Costa disse...

Parabéns,pensar com exatidão e o que eu estou buscando para meu sucesso profissional em uma nova carreira,muitas vezes com tanta informações acabo com pensamentos parcial,e a anciedade quer tomar de conta,e acredito que se eu pensar com total exadidão vou vencer todas as barreiras,obrigada,pra mim foi uma dica!

Anônimo disse...

nossa tudo isso muito interessante...ja li muito sobre tudo isso e dessa vez kero por em prática...

BlogBlogs.Com.Br