Declaração dos Deveres Humanos...


Sempre vejo um monte de manifestações na TV, internet, etc...
As pessoas sempre estão em busca de seus direitos... querem seus direitos acima de tudo... as vezes até na base da porrada.
E seus deveres? Quais são seus deveres como cidadão, como ser humano e como ser único criado a imagem e a semelhança do criador, tornando-se assim um ser divino também.
Pesquisando quais os deveres do Homem, encontrei a Declaração dos Deveres Humanos escrito pela Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis.

Segue abaixo:

Artigo 1: Todo indivíduo tem o dever de respeitar sem preconceito os direitos do Homem, tais como estão definidos na Declaração Universal.

Artigo 2: Todo indivíduo tem o dever de respeitar a si mesmo e não aviltar seu corpo ou sua consciência por comportamentos ou práticas que firam sua dignidade ou sua integridade.

Artigo 3: Todo indivíduo temo dever de respeitar os outros, sem distinção de raça, sexo, religião, classe social, comunidade ou qualquer outro elemente aparentemente distintivo.

Artigo 4: Todo indivíduo tem o dever de respeitar as leis do país onde vive, ficando entendido que essas leis devem ter por fundamento o respeito aos seus mais legítimos direitos.

Artigo 5: Todo indivíduo tem o dever de respeitar as crenças religiosas e as opiniões políticas dos outros, desde que elas não prejudiquem nem a pessoa humana nem a sociedade.

Artigo 6: Todo indivíduo tem o dever de ser benévolo em pensamento, palavra e ação, a fim de ser um agente da paz social e um exemplo para os demais.

Artigo 7: Todo indivíduo com idade, estado ou condição de trabalhar, tem o dever de fazê-lo, seja para suprir suas necessidades ou as de sua família, para ser útil à sociedade, para se desenvolver no aspecto pessoal ou simplesmente para não se perder na ociosidade.

Artigo 8: Todo indivíduo que tenha a seu encargo a educação de uma criança tem o dever de nela inculcar a coragem, a tolerância, a não-violência, a generosidade e, de modo geral, as virtudes que dela façam um adulto respeitável e responsável.

Artigo 9: Todo indivíduo tem o dever de prestar assitência a quem quer que esteja em perigo, seja intervindo diretamente, seja fazendo o que for necessário para que as pessoas habilitadas a intervir o façam.

Artigo 10: Todo indivíduo tem o dever de considerar a humanidade inteira como sua família e de se comportar em toda circunstância e em todo lugar como um cidadão do mundo, fazendo assim do humanismo a base do seu comportamento e de sua filosofia.

Artigo 11: Todo indivíduo tem o dever de respeitar os bens alheios, sejam eles privados ou públicos, individuais ou coletivos.

Artigo 12: Todo indivíduo tem o dever de respeitar a vida humana e considerá-la como o mais precioso bem que existe no mundo.

Artigo 13: Todo indivíduo tem o dever de respeitar a natureza e preservá-la, a fim de que as gerações presentes e futuras possam dela se beneficiar em todos os planos e nela vejam um patrimônio universal.

Artigo 14: Todo indivíduo tem o dever de respeitar os animais e considerá-los verdadeiramente como seres, não apenas vivos, mas também conscientes e sensíveis.

Se todos os indivíduos cumprissem estes deveres fundamentais, haveria poucos direitos a reinvidicar, pois cada qual se beneficiaria do respeito que lhe é devido e poderia viver feliz na sociedade. Por isto toda democracia não deve se limitar a promover um "estado de direitos", caso em que o equilíbrio evocado no Prólogo não pode ser mantido. É imperativo também que ela preconize um "estado de deveres", a fim de que todo cidadão expresse em seu comportamento aquilo que o Homem tem de melhor em si. Só apoiando-se nesses dois pilares é que a civilização poderá assumir plenamento seu status de humanidade.

Eu incluiria o Artigo 15: Todo indivíduo tem o dever de conhecer a si mesmo, descobrir suas fraquezas, suas deficiências e seus medos, para que num trabalho de reflexão, cada um possa melhorar seus pontos fracos.

Agora que você sabe dos seus deveres, o que vai fazer?

Deixo essa reflexão para vocês.

Aquele abraço a todos.

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br