Autocontrole

Autocontrole tem muito em comum com Equilíbrio. Para ser uma pessoa "equilibrada", é preciso que se tenha entusiasmo e autocontrole em condições iguais.


Autocontrole é muito importante, não somente porque a sua falta causa sérios danos aos que se tornam vítimas dela, como também porque aqueles que não o exercem perdem uma grande força, indispensável na lista pela consecução do objetivo principal definido.

Pensem bem, como alguém vai liderar um grupo, antes de saber liderar a si mesmo.

"Quando Deus quer destruir um Homem, ele primeiro o enlouquece."

Domingo presenciei uma discussão que com toda a certeza não iria chegar a lugar nenhum.
Duas pessoas querendo impor seu ponto de vista como verdade absoluta, uma falando mais alto que o outro e as outras pessoas tentando amenizar ou dizer algo para que os dois tirassem o foco de seu próprio umbigo e começassem a ver que havia mais pessoas ali.
O fato é que todo mundo pode desenvolver o hábito de fechar os ouvidos às coisas desagradáveis, que não se deja ouvir. A vida é curta demais e temos muita coisa útil a fazer, por isso não se justifica responder a altura a todas as coisas desagradáveis que ouvimos.

Quantas pessoas passam a vida inteira fazendo tempestades e complicando tudo?
Em geral, as pessoas encontram o que procuram.

Quem sabe se controlar, com certeza tem uma vantagem enorme na mão, onde a grande maioria falha.

Uma pessoa com autocontrole desenvolvido não se deixa abalar pelo ódio, inveja, ciúme, medo, vingança ou qualquer forma de emoção destrutiva.
Uma pessoa com domínio de si mesma não se deixará influenciar pelos cínicos e pelos pessimistas, nem permitirá que outros pensem por ela.
Uma pessoa que domina a si mesma estimula sua imaginação e seu entusiasmo até que os mesmos produzam ação, porém, domina a ação em vez de consentir que ela a domine.
Uma pessoa que domina a si mesma nunca, em nenhuma circunstância, calunia outra pessoa ou procurar tirar vingança por um motivo qualquer.
Uma pessoa que domina a si mesma não odeia os que pensam de modo diferente; pelo contrário, se esforçará por compreender o motivo do desacordo e tirar as vantagens disso.

"Pelos atos conhecemos o homem!"

Com autocontrole sempre temos vantagens.
Quando alguém nos ofende, temos a vantagem de perdoar-lhes, ao passo que eles não têm essa vantagem sobre nós.

Nós somos a soma de nossos pensamentos dominantes.

É humilhante que a maioria dos pensamentos sejam produzida por sugestões vindas de fora, de outros, e é ainda mais humilhante ter de admitir que a maioria dentre nós aceita tais sugestões, sem examiná-las ou verificar sua procedência e sua veracidade.

Vemos pela quantidade de e-mails com falsos dados sobre a gripe que foi veiculado na internet.

O autocontrole é uma mera questão de controle de pensamento.
Se fixarmos na mente, somente pensamentos positivos, construtivos, que se harmonizem com seu objetivo principal definido, nossa mente criará em realidade aquilo que queremos.

Tomemos o controle de nossos pensamentos, deixemos de aceitar tudo o que os outros nos sugerem, tomemos a coragem de fazer o que queremos sem ficar aceitando as verdades dos outros. Assim, criaremos uma realidade diferente, uma realidade focada naquilo que queremos para a nossa vida.

Há uma passagem na bíblia que diz: "Ao que tem será dado ainda mais e ao que nada tem lhe será ainda tirado."

Quanto mais autocontrole tivermos, mais nos será dado ou quanto mais fracos formos diante das situações, mais fracos seremos.

De que lado você quer estar?

Abração pessoal.

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br