Hereditariedade Social e Ambiente


Escrever sobre Pensamento requer algumas analises prévias.

Quando chegamos à fase Adulta, temos um conjunto de padrões, deixados por nossos pais, daí vem aquela velha frase: Você verá que se parece mais com seus pais do que imagina.

Eu percebi o quanto isso é real, e de fato existe uma denominação para isso chamada Hereditariedade Social.

Seus pais fizeram o que você é fisicamente. Mas VOCÊ pode fazer de si mesmo o que SERÁ mentalmente.

Fisicamente que eu digo são os traços familiares que você carrega, tipo: nariz (no meu caso), olhos, formato do rosto, etc...

Podem compreender a diferença?

Cada impressão de mundo que alcança sua mente, desde o seu nascimento, constitui parte da sua Hereditariedade Social.

As fontes de maior influência de onde você absorveu as tendências que constituem sua personalidade são: primeiro, os ensinamentos que você recebeu em casa, de seus pais; segundo, os ensinamentos da igreja ou outro lugar que você tenha participado com freqüência; terceiro, os ensinamentos que recebeu em escolas públicas ou privadas; e em quarto lugar, jornais, revistas ou fontes de notícias a qual você assistiu ou leu.

Se conseguirmos dirigir a influência dessas quatro fontes, o ideal de uma nação ou de um povo pode ser completamente mudado, ou mesmo suplantado por um novo ideal, em uma geração. Como citado acima, são: Ensinamentos no lar, Ensinamentos da Igreja, Ensinamentos da Escola e os Meios de Comunicação.

Através dessas instituições qualquer pensamento ou idéia pode ser impresso numa criança de forma tão impactante que os resultados seriam difíceis, senão impossíveis de apagar ou modificar mais tarde na vida.

Resumindo:

Primeiro – um ideal ou hábito que se pretenda tornar permanente num ser humano deve ser implantado em sua mente na infância, através do princípio da hereditariedade social. Uma idéia implantada assim se torna parte daquela pessoa e permanece com ela durante toda a vida.

Segundo – Um dos mais importantes princípios da psicologia é a tendência de querer o que é recusado, proibido ou difícil de adquirir.
A mente humana se ressente de ser forçada a fazer qualquer coisa. Portanto, para implantar uma idéia na mente de uma pessoa de maneira que fique lá permanentemente, esta deve ser apresentada de modo que a pessoa receba bem e a aceite prontamente.

Você é a soma de apenas dois fatores: Hereditariedade Social e Ambiente.
Você não pode mudar seu nascimento, mas pode construir seus traços fortes e superar os fracos. E
PODE mudar seu ambiente, seus PENSAMENTOS, seu PROPÓSITO, seu OBJETIVO DE VIDA. Depende de VOCÊ. Você quer? Então você pode.

O que isso tem em relação aos negócios?
Viu seu pai tirar dinheiro de um cheque especial para cobrir outro? E agora você fez a mesma coisa sem querer?
Pagou o mínimo do cartão e deixou os juros rolar?
Aposto que você viu isso em algum lugar quando era criança.

Essa é uma das peças que compõe o quebra-cabeça do sucesso.

Pense Nisso.

4 comentários:

Unknown disse...

Caracas Julio!!!!
que bacana que ficou.
Vou ter o que pensar a noite toda agora!!!!!
Valeuuuuuuuuuu

Unknown disse...

Maravilhoso esse artigo Julio! Adoreeeei!

Julio Lussari disse...

Obrigado meus amigos por visitar meu blog e ler ele coma mente aberta.
Abraço

Eduardo Vasconcellos disse...

Isso tem tudo a ver sim com negócios Júlio.
No estudo sobre o comportamento de compra, a família é o grupo mais influente. E mesmo quando saímos da casa dos pais, herdamos alguns hábitos de consumo. Incontestável, porém como vc mesmo citou, podemos sim tomar as rédeas de nossas escolhas.
Ótimo post

BlogBlogs.Com.Br