Você tem Iniciativa?


i.ni.cia.ti.va
sf (de iniciativo) 1 Qualidade de quem concebe e executa espontaneamente. 2 Direito ou prerrogativa de ser o primeiro a propor ou a começar uma coisa. 3 Ação ou efeito de ser o primeiro a pôr em prática uma idéia, a lembrá-la, enunciá-la ou propagá-la. 4 Atividade, diligência.

Depois de escolher o objetivo principal definido, reunir as pessoas que vão te ajudar a chegar lá e desenvolver a autoconfiança necessária para tal, precisamos adquirir a virtude de ter Iniciativa.

Iniciativa e Liderança se confundem, um não vive sem o outro e um não vem se o outro não vier.

A escala da Iniciativa se divide da seguinte forma:
1- Fazer o que é preciso, sem que alguém nos mande.
2- Fazer o que é preciso, bastando para isso que se peça uma única vez.
3- Não fazem o que é preciso, senão quando a necessidade os obriga.
4- Finalmente vem aquele que não faz nada direito, mesmo que uma pessoa o mostre como fazer e ele fique observando.

O hábito de deixar para amanhã o que se pode fazer hoje, é inimigo número 1 da Iniciativa.

Seja qual for nossa área de trabalho, todos os dias nos deparamos diante de uma oportunidade para ser útil aos outros, independente dos nossos deveres habituais. Prestando um serviço adicional, sabemos naturalmente que não podemos esperar pagamento pelo mesmo. Prestamos esse serviço porque ele nos proporciona meios de exercitar, desenvolver e tornar mais forte o espírito de inciativa que devemos possuir, a fim de alcançar uma posição de destaque em nossa área de trabalho.
Os que trabalham apenas por dinheiro e que recebem em pagamento apenas o dinheiro, são sempre mal pagos, seja qual for o salário. O dinheiro é necessário, mas os grandes prêmios da vida não podem ser avaliados em cifras.
Nenhuma quantia poderá substituir a felicidade, a alegria e o orgulho que pertencem à pessoa que realiza um melhor trabalho, seja de que gênero for. Toda pessoa normal gosta de fazer alguma coisa que está acima da média.
A alegria de criar um trabalho de arte é uma alegria que não pode ser substituída por dinheiro ou outra qualquer forma de ganho material.

Dessa forma, é importante que tomemos iniciativa em nossas vidas, vamos desligar o piloto automático e tomar o controle para nos guiarmos.

Você tem iniciativa?
Comente o blog então.

Abraço

3 comentários:

Unknown disse...

O homem sempre teve aspirações que com o passar do tempo vão se transmutando. As guerras que provocam o levará também a descobrir novos mecanismos mais eficazes em seu combate. Sua luta pela sobrevivência, hoje com nova roupagem, também o leva ao mesmo destino: conhecimento e progresso. Isso faz com que ele imprima seus caracteres em tudo que toca, ou até mesmo deixa de tocar, moldando o mundo e a forma como vivemos. Isso tudo provoca um movimento, uma onda e um vento. Não há como parar, pois uma vez em movimento, naturalmente, todos que estão envolvidos de uma forma ou outra acabam por colocar também ali sua energia.
A natureza por sua vez, com toda a sua vida, também contribui com o processo. As barreiras que naturalmente impõe, faz com que o homem se adapte ou crie uma nova forma para vencer as intempéries que surgem: frio – chuva – calor – escassez de alimentos. Assim está criado um espiral. Falamos em espiral e não em círculo pois tudo isso provoca novos estados.
Talvez podemos ter aí uma chave importante para pensarmos. Se não podemos deter esse processo, podemos transformá-lo. Como já diziam os grandes filósofos: - "a única certeza é a mudança". Em vez de não aceitarmos que as mudanças ocorram e sim se colaborarmos para que elas aconteçam da melhor forma possível, então poderemos aproveitar essa energia produzida e Potencializar-se com tudo isso.
Nosso destino como homem, já evidenciado pela história e evolução das espécies, é a transformação por meio do conhecimento e da ação.
Se analisarmos a palavra transformação veremos que é composta de dois significados, entenderemos melhor tudo isso e deixaremos de ser telespectadores e passaremos a ser o personagem principal, mas para isso pricisamos dar o nosso primeiro passo, que chamamos também de INICIATIVA.
Parabéns Júlio.

Mistérios, Magias ou Milagres. disse...

Parabéns Júlio. Cada dia que entro aqui encontro palavras gratificantes, é muito bom ler e aplicar tudo isso em nosso dia a dias. Você faz toda diferença, porque seu sentir e pensar é maravilhoso, você é uma pessoa muito inteligente.
Mais uma vez parabéns. Beijos.

Julio Lussari disse...

Esse sentimento bom ao ler esses comentários é o que me fazem ler mais e mais para postar artigos realmente interessantes.
Obrigado Ivanilde e Heudes por suas palavras.
Fico feliz de ver que estão entendendo e aplicando o que aqui posto.
Obrigado

BlogBlogs.Com.Br