Andei pensando sobre a expectativa do pessoal que anda visitando meu blog.
Escrevi este artigo para outro blog, mas achei que seria interessante postar aqui também, como uma forma de direcionamento para quem passa por aqui todos os dias. Mais ou menos para vocês terem uma idéia do que eu pretendo falar no blog daqui pra frente.
Vamos falar de liderança.
Liderança é algo que se desenvolve e muito se discute sobre esse desenvolvimento. Cada um de acordo com sua escola (mentores) opta por certas linhas de liderança.
Particularmente penso que liderança é cuidar de pessoas para que consigam atingir o seu desempenho máximo. Porém, a liderança tem um passo a passo que começa muito antes.
Farei uma citação rápida de cada princípio e sua aplicação.
Objetivo Principal Definido: Liderar é guiar, como você vai guiar um grupo sendo que você não sabe pra onde está indo?
Um ótimo exercício pra isso é escrever uma carta, dizendo tudo o que havia feito para chegar ao seu objetivo, como se já tivesse acontecido e você estivesse lembrando-se de cada passo que você deu. De certa maneira, acabamos guardando isso na memória e trabalhando em cima daquilo que colocamos no papel, como se já tivesse acontecido.
Confiança em si mesmo: Sei que no começo ainda estamos inseguros quanto a nossa escolha e com o tamanho da responsabilidade, mas é fato que se tivermos um objetivo bem definido e trabalharmos em cima dele, pensando que somos capazes de realizá-lo, nossa confiança aumenta e muito, não deixando lugar para a insegurança.
Iniciativa: Se não tivermos iniciativa, nossa equipe também não terá, se não estivermos animados, nossa equipe também não estará. O bom líder é aquele que mata no peito, quando ninguém mais quer.
Criatividade: Um líder precisa ser criativo, dar idéias, opiniões, para isso, é preciso se informar o máximo possível, ler tudo o que tiver relação com seu negócio, empresa ou equipe, para saber exatamente o que cada um precisa fazer, com isso pode-se ter idéias criativas para auxiliar os demais.
Entusiasmo: Não importa a quantidade de problemas que você ou seu negócio tenha ou está passando, se você tiver seu objetivo bem definido e criar um sentimento de que você consegue liderar sua equipe mesmo nesse tempo de crise, você se manterá entusiasmado.
Autocontrole: A verdade é que não sabemos de tudo e nem tudo é do nosso jeito, fazemos parte de uma equipe onde a maioria é que tem a força.
Não podemos obrigar nossa equipe a trabalhar com um ou outro projeto, se assim não for da vontade da maioria, temos que aprender a lidar com isso.
Fazer mais que nossa obrigação: Um bom líder desenvolve esse hábito, aprende a fazer mais do que a obrigação dele.
Personalidade: Aqui é onde entra um ponto importante que tanto repetimos ultimamente, Gentileza Gera Gentileza.
Para se ter uma personalidade atraente, pense sempre no nosso lema, tudo o que você fizer causa uma reação igual. Se você tratar mal, vão te tratar mal, se você tratar bem, vão te tratar bem, se oferecer amizade vai receber amizade.
Concentração: Mantenha o foco no seu plano de gestão, o objetivo é a coisa mais importante.
Cooperação: Para ter uma excelente gestão e para manter um bom funcionamento de uma equipe precisamos da cooperação, e para se conseguir isso, além de ter todas as qualidades citadas acima, é preciso não sobrecarregar as pessoas e ainda pedir se podem ou não assumir a responsabilidade que está pedindo. Lembre-se: quando as pessoas assumem a responsabilidade, elas farão o melhor. Quando se empurra algo, além de se fazer pela metade, é bem provável que se crie uma desarmonia na equipe.
Aprender com nossos erros: A melhor escola é o erro, quando erramos, aprendemos uma maneira de não fazer aquilo que estamos tentando fazer. Quando errar, MUDE, não tente de novo o mesmo erro.
Tolerância: Um sábio já dizia, Paciência é uma virtude. Temos que aprender a ser tolerantes, Lideramos lideres, lideramos pessoas criativas e pró-ativas, temos que saber ouvir e mesmo que não gostemos da opinião alheia, temos que tolerar.
Regra de Ouro: Tratar as pessoas como gostaríamos que nos tratassem, isso é o pensamento básico para qualquer bom líder.
Esses princípios servem para se melhorar como lideres e ajudam muito na arte de lidar com pessoas.
Importantíssimo para um bom funcionamento de equipe é a divisão de tarefas.
Em grandes equipes é necessário que todos tenham funções. Primeiro que o colaborador se sente útil e não excluído, segundo que criando delegando funções, daremos a oportunidade para os colaboradores chamarem a responsabilidade para si mesmos e assim começarem a desenvolver a liderança adormecida dentro deles.
Liderar é saber o que seus companheiros gostam de fazer, detecte em cada um uma característica mais marcante e crie funções para que eles façam parte.
Todos colocando a mão na massa, vendo um líder de fibra que sabe o que quer da gestão, seguirão fielmente e darão toda a cooperação possível para que aquelas metas sejam atingidas.
Consiga essa confiança, consiga essa aliança para que juntos acertem o alvo.
Como um grande amigo diz: sozinho vou mais rápido, juntos vamos mais longe.
Grande Abraço a todos
JuLio Lussari