Concentração e Foco

Concentração e foco são palavras que todo mundo está cansado de ouvir. Mas, por que as pessoas ouvem e não colocam em prática?

Concentração é o ato de focalizar e manter na mente um determinado desejo ou assunto, até que os meios para a sua realização tenham sido elaborados e empregados com êxito.

Quando você se concentra em determinado assunto, está usando ao mesmo tempo duas outras ferramentas: Auto-Sugestão e Hábito.

O Hábito como já dito antes, se origina do ambiente que nos cerca, do fato de fazer as mesmas coisas das mesmas maneiras, repetidas vezes, ou de formular o mesmo pensamento, incessantemente. Uma vez formado, o hábito se assemelha a um bloco de cimento que endureceu no molde: é difícil de quebrar.

Raras ocasiões em que pairamos acima do ambiente que nos cerca, o espírito humano tira dele o material com que é criado o pensamento, tornando-o fixo e armazenando-o no subconsciente, onde se torna parte vital da nossa personalidade, influencia silenciosamente as nossas ações, forma nossos preconceitos e inclinações, e controla as nossas opiniões.

Para explicar o que acabei de escrever, já dizia um grande filósofo: "Primeiro toleramos, em seguida nos apiedamos e finalmente aceitamos".

As coisas andam tão banalizadas hoje em dia por que aceitamos.
No começo ficávamos chocados, depois começou a acontecer com frequência, até o momento que nos acostumamos com, por exemplo, a violência gratuita e desnecessária que acontece nas ruas.

É realmente difícil escrever sobre concentração e foco, sem escrever sobre hábito, auto-sugestão, ambiente, pois, cada um está tão intimamente ligado entre si que fica complexo escrever somente sobre um assunto.

A concentração é a soma dos assuntos acima citados, de maneira que reúne a capacidade, conseguida pelo hábito e pela repetição, de conservar a mente focalizada sobre um assunto, até que se esteja perfeitamente familiarizado com ele chegando a dominá-lo. Significa a capacidade de controlar a atenção e ocupá-la com um determinado problema até solucioná-lo.

Resumindo, concentração é a capacidade de PENSAR como desejamos pensar; de controlar nossos pensamentos e dirigi-los para um fim determinado; de organizar nosso conhecimento num plano de ação.

Vamos ao exercício de Concentração e Foco:

"Tornarei-me um grande (coloque aqui o seu desejo), pois assim poderei prestar ao mundo serviços úteis e porque isso me proporcionará uma situação financeira que me dará todo o conforto material de que necessito.
Concentrarei o meu pensamento nesse desejo, diariamente, durante dez minutos, antes de dormir e ao acordar, com a finalidade de determinar o plano a seguir, para transformá-lo em realidade.
Sei que posso me tornar um (repita aqui o desejo) e, portanto, não permitirei que nada interfira com a minha resolução".

Escreva isso em uma folha e assine. Coloque em algum lugar visível tanto na hora de acordar quanto na hora de dormir.

Se você assinar essa folha, garanta que tenha palavra o suficiente para manter isso, pois, se você se compromete consigo mesmo e falha, a tendência de você fracassar na vida será bem grande.

Concentração e foco, como dito antes, estão ai a todo o momento, porém é preciso entender a psicologia para usar essas ferramentas.

O que vocês acham sobre isso?

Grande Abraço a todos.

1 comentários:

Julio Mario disse...

Obrigado meu xará Julio Lussari, ótima reflexão, demonstra grande sabedoria.
Tomei a liberdade de utilizar tuas palavras, com a devida citação, em meu blog.
Veja lá: http://sanchin-dojo.blogspot.com.br/2011/06/concentracao-e-foco-conto-zen.html

Abraços e tudo de bom meu caro!

BlogBlogs.Com.Br