Pressupostos da Programação Neurolinguística.

Estou lendo um livro sobre Programação Neurolinguística.

Como seria incrível se tivessemos uma ferramenta para simplesmente mudar algo que queremos mudar, mas que não conseguimos fazer sozinhos.

Pare para pensar um instante: Você realmente acha que veio a este mundo para simplesmente viver a vida no piloto automático?

Tomar o controle de nossas vidas é tomar controle de nossa mente, para isso temos que entender os padrões comportamentais e isso facilmente pode ser aplicado ao sucesso. Pode inclusive, ser as ferramentas que necessitamos para chegar lá.

Abaixo listarei os Pressupostos da programação neurolinguística, que também é chamada de PNL.

Os Pressupostos da PNL:
1 - O mapa não é o território
Mapas mentais, especialmente sensações e interpretações, podem ser atualizados com mais facilidade do que se pode mudar o mundo.

2 - As experiências possuem uma estrutura.
Nossos pensamentos e recordações possuem um padrão. Quando mudamos este padrão ou estrutura, nossa experiência muda automaticamente. Podemos neutralizar lembranças desagradáveis e enriquecer as que nos serão úteis.
Se uma pessoa pode fazer algo, todos podem aprender a fazê-lo também.

3 - É impossível NÃO se comunicar.
Estamos sempre nos comunicando, pelo menos não verbalmente, e as palavras são quase sempre a parte menos importante.
O significado da sua comunicação é a reação que você obtém.

4 - Todo comportamento tem uma intenção positiva.
Todos os comportamentos nocivos, prejudiciais ou mesmo impensados tiveram um propósito positivo originalmente. Gritar para ser reconhecido.

5 - As pessoas sempre fazem a melhor escolha disponível para elas.
Através dela aprendemos o que querer e como querer, o que valorizar e como valorizar, o que aprender e como aprender. Esta é a nossa experiência. A partir dela, devemos fazer todas as nossas escolhas, isto é, até que outras novas e melhores sejam acrescentadas.

6 - Se o que você está fazendo não está funcionando, faça outra coisa. Faça qualquer coisa.
Se você sempre faz o que sempre fez,você sempre conseguirá o que sempre conseguiu. Se você quer ser alguém novo, faça algo novo; especialmente quando existem tantas alternativas.

É possível tomar controle de nossas mentes, consequentemente tomaremos controle de nossas vidas, usemos as ferramentas que já existem para encurtar o caminho.
Se você quer ser bem sucedido numa área, basta modelar alguém que já fez o mesmo.

Conversaremos muito sobre isso nos próximos posts.

Grande Abraço a todos

4 comentários:

A Leitora disse...

PNL sempre me fascinou.
Quanto ao seu post hora de mudar, eu mudei e dei uma mudada no meu blog, agora ele é bonito... rs Passa lá pra ver. E recebí um livro do Spencer Johnson hj... ^^ Gosta?

Julio Lussari disse...

Como a idéia do blog é ter artigos sobre o que estou lendo, achei um livro muito bom de PNL com muitos exercícios na área empresarial, mas que também servem para inúmeras outras coisas.
Infelizmente de cabeça não me lembro de Spencer Johnson, porém, prometo pesquisar.
Bejão e volte sempre.

Unknown disse...

Hah! É o autor de "Quem mexeu no meu queijo"... Agora vc sabe né? beijos!

Julio Lussari disse...

Ah Sim... já li algumas vezes esse livro, mas está na lista para ser lido novamente e devidamente comentado aqui no blog.
Continue participando.
Obrigado

BlogBlogs.Com.Br