Que viagem...

Fim de semana em Florianópolis para fazer a pesquisa que estou fazendo com os times...


Eu bem sei que nada acontece por acaso, mas nessa viagem a surpresa foi grande.
Havia trocado e-mail com o técnico de um dos times de floripa já a algumas semanas e deu certo de viajar esse fim de semana.

Chegando lá, me deparo com um campo no pé das dunas da Lagoa da Conceição... visual lindo...
Muito animado e há 26 horas sem dormir, eis que fui conhecer pessoalmente os técnicos dos times.

Conheci um "senhor"de uns 58 anos... e rapidamente estávamos conversando animados sobre times e jogos.

Quando ele me diz que foi Técnico da Seleção Chilena. Nesse momento a conversa mudou de rumo e foi para o ponto do que se fazer daqui pra frente.

O tempo era curto e o trabalho tinha que ser feito, por isso pedi por uma "reuniãozinha" no domingo a tarde.

O pedido foi aceito e assim nos encontramos no domingo...

Em um pequeno café, na beira da lagoa da conceição... eu recebi uma das maiores lições de vida que eu já tive.

Aquele homem, me ensinou sobre amor, filosofia de vida, valores, a importância do esporte na vida de crianças pobre... me contou que morou na frança, argentina, uruguai e chile antes de mudar para o Brasil.
Mas principalmente, ele me ensinou sobre a importância de se Doar.

Ouvir o que ele tinha a falar foi uma via de mão dupla.
Fiquei me questionando, como as pessoas de lá, não param pra escutar o que ele tem a dizer...
Por 3 anos ele foi técnico de uma seleção nacional. Quer dizer... não é qualquer um...

Me veio a mente que as pessoas falam, falam... e esquecem de escutar.

No final, a conversa toda pareceu um enorme desabafo de uma pessoa que precisa de sangue novo para seguir em frente... para se motivar de novo...
Cheguei lá pensando no que eu podia fazer pra ajudar ele... e o que aconteceu é que ele me deu uma lição de vida que a muito não recebia...

Confesso que em dois momentos, meus olhos se encheram de lágrimas, pois as vivências foram incríveis.

Quando nos despedimos... saí cabisbaixo, arrepiado... não sabia por onde começar a pensar... eram tantas informações... tantas emoções...

Fui pra Balneário Camboriú com meu amigo e fomos comer na beira da praia... pedi aquele chopp merecido e fiquei olhando pro mar... iluminado pela lua...

Cheguei a conclusão de que fazer as coisas só pensando no lucro... cedo ou tarde isso vai ruir.
Ele me ensinou que é preciso ter amor.

Também cheguei a conclusão de que nós, jovens... com nossa ansiedade de FAZER, acabamos esquecendo de escutar os mais velhos.
Os mais velhos sabem muito, mas as vezes não tem o pique que nós temos.
Faremos um trabalho em conjunto daqui pra frente.
Utilizando a sabedoria de um experiente técnico de seleção e o pique da juventude que me cabe.

Eu aprendi muito esse fim de semana... e tenho muitas coisas ainda pra postar aqui... mas fica pro próximo post.

Abração a todos

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br