Tratado de Insatisfação

Desde que estudei sobre a República de Platão tenho pensado em como eu poderia atuar da melhor forma possível nas instituições da qual eu faço parte e da sociedade de uma forma geral para que um dia as mudanças e melhorias se tornem visíveis.


Conversei com diversas pessoas e comecei a cogitar um encontro informal para um bate papo.


De forma que esses encontros se tornem periódicos, que estudemos algum material e que desenvolvamos algum tipo de ajuda mútua para a conquista dos objetivos de cada um.


Talvez se traçarmos nossos objetivos e colocarmos as cartas na mesa, com um grupo de discussão poderemos ter um progresso maior.


Penso que mesmo sendo imperfeitos, se deixarmos com que um grupo restrito saiba de nossos defeitos e virtudes, pode colaborar para que as pessoas saibam lidar quando errarmos, pois já estarão cientes dos nossos defeitos e ao mesmo tempo poderão utilizar da melhor forma nossas qualidades.


Penso que em um grupo de 10 pessoas onde todos saibam os objetivos do próximo, seus defeitos e virtudes, é possível que as pessoas trabalhem altruisticamente para que os outros 9 sejam bem sucedidos, pois ao mesmo tempo os 9 estarão ajudando o primeiro a alcançar seus objetivos também.


Sei que esse é um pensamento idealista e que a prática é diferente da teoria, mas só veremos mudanças significativas nesse mundo quando formarmos um exército de filósofos e quando esses filósofos trabalharem em uníssono para formar opinião e conduzir a sociedade a um patamar mais elevado.


Sinceramente eu estou cansado de ver tanta corrupção nas instituições (políticas, privadas, sociedade, familiares, etc.).
Tudo tem foco de corrupção ou pessoas corruptíveis.


As pessoas se corrompem por diversos motivos, mas acredito que na política se corrompem por ter certa idade e não fazer idéia do que está acontecendo no mundo atual.
As coisas mudaram... as pessoas não compreendem as mudanças, ficam com medo e tentam se sentir seguras de alguma forma. Nesse momento a falta de caráter, desenvolvimento mental e espiritual corrobora para a corrosão do ser.


A inversão de valores é tão grande que as pessoas me acham um alienígena por ter como meta ler um livro por semana, ou por eu me empenhar em fazer um curso de filosofia, meditação, e demais tarefas.


Parece que o normal é mais aceitável porque trás menos responsabilidade.


Eu não estou aqui a passeio. Tenho plena consciência que estou muito longe de ser o que eu quero e o que eu vim para ser.


Mas é preciso dar o primeiro passo...
Não sei se conseguirei formar um exército de filósofos, mas com a ajuda de pessoas certas e com retidão de pensamento, esse grupo sairá... Será um pequeno passo... mas toda grande jornada começa com esse pequeno passo.


Não sei onde isso vai dar... mas toda grande ação foi gerada numa mente insatisfeita... e eu estou insatisfeito.


Esse é meu manifesto... meu tratado de insatisfação.


Nada menos do que ser o melhor que eu puder me interessa mais.


Nada menos do que melhorar as instituições da qual eu faço parte me interessa mais.


Nada menos do que auxiliar a transformar esse mundo num lugar melhor me interessa mais.


Nada menos...

6 comentários:

Rafaela M. disse...

Iniciativa é o que cria o movimento!
Nada menos nos interessa...
#TamoJunto nessa #SeuLindo!
Beijin ;*

Eli disse...

Julio, uma grande iniciativa!
Qdo pessoas com mesmo pensamento se reúnem, colaboram entre si para q o ideal nao morra, consegue-se mais forças e motivação para seguir em frente!
Reunir pelo menos 1 vez por mês deixa expectativas para cada novo encontro, para novas idéias!

Pena q por aqui as pessoas moram longe, há um tempo pensei em fazer algo parecido.

Sucesso nessa empreitada!

Akira disse...

Olá
algum tempo venho seguindo seu blog,e me sinto exatamente como vc;insatisfeita.
Sem contar que as vezes me sinto como se fosse um ET,enquanto a maioria fala de plástica e maquiagem,eu quero fazer yoga e meditaçao,ou quando traem por precaução(se ele vai trair mesmo, eu traio antes)eu prego a fidelidade,e o amor incondicional.
Gostei da sua idéia e tomara que a leve adiante.Pena não poder fazer parte.
Obrigado por você existir!

Julio Lussari disse...

É Rafitcha...

Napoleon Hill diz que não existe liderança sem iniciativa e não há iniciativa sem liderança.
E qualquer pessoa que tentar separar esses 2 gêmeos siameses estará cometendo uma falha grave no processo de mudança.

Vamos em frente... melhorando o mundo um pouquinho todo dia...

Bejão #SuaLinda

Julio Lussari disse...

Eli,

O Ser-Humano nasceu pra viver em sociedade. Acredito fortemente que montar um grupo assim poderia contribuir para o progresso de todos os envolvidos.

Sinceramente acredito que muitos encontraram mais desculpas para não participar, pois a mente e o ego os forçaram a isso e acontecerá um processo natural onde ficarão somente os reais interessados de coração altruísta.

Comece reunindo duas ou três pessoas por ai.
Provoque-os, motive-os, questione-os... como podemos colocar as cartas na mesa e ainda assim nos ajudar a alcançar tais objetivos?

Quando eu assisti o filme Clube da Luta, ficou claro pra mim que as pessoas querem estar juntas em movimento... nem que seja pra se bater até sangrar e se abraçar no fim da luta.

Não há vencedores e perdedores... apenas movimento.

Vamos em frente...
Um abraço enorme.

Julio Lussari disse...

Oi Akira,

Que bom que tem acompanhado essa jornada por aqui.
Quando despertamos nossa consciência é preciso aguentar o tranco que vem junto.
Enquanto todos dormem dia e noite... nós estamos acordados.
Não lamente por não fazer parte desse grupo daqui.
Motive-se a fazer o mesmo por ai.
Chame duas pessoas e faça o mesmo.
Estudem um livro em conjunto, escrevam seus objetivos de vida e leiam uns para os outros e definam como cada um pode atuar para cooperar para que o outro atinja seus objetivos.

Não há certo e errado, apenas resultados.

Toda ação altruísta trás consigo a semente da compensação do Universo através do Carma e da Lei de Amra.

Eu sou grato por ter pessoas como você passando sempre por aqui e refletindo sobre a minha jornada e o meu compartilhar.

Um abraço enorme.

BlogBlogs.Com.Br